dieta nutricionista cardapio

De frente com o endócrino!

A seguir, Wilmar Accursio, endocrinologista e nutrólogo, Presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Envelhecimento e Diretor da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, dá algumas dicas para “não deixar a peteca cair” e se manter firme até per der todo o peso que você quer, a fim de se sentir bem consigo mesma de novo!

Tenha paciência

Dez quilos não vão embora da noite para o dia, tenha consciência disso. E alguns fatores influenciam no tempo de perda, como seu metabolismo, ritmo de vida, se está fazendo tudo direitinho ou dando umas escorregadinhas vez ou outra e por aí vai. “Outra informação importante é que, se esse peso foi ganhado recentemente, ele pode ser perdido mais rapidamente (por volta de três meses) do que se você já o tem há alguns anos (a média seria de seis meses)”, diz o médico.

Siga uma dieta que caiba dentro dos seus hábitos alimentares

Se você come como todo brasileiro, arroz, feijão, carne etc., e aí do nada faz uma dieta com ingredientes muito específicos e que não comeria em outro momento, isso tende a desandar. “Não adianta dizer para tomar um shake de proteína de manhã se o habito é café com leite e pão. Faça trocas inteligentes, mas dentro desse costume, para que vá se encaminhando para uma reeducação alimentar. Claro que tudo orientado por um profissional, nada da sua cabeça”, alerta o especialista.

Uma bateria de exames é fundamental

É importante para levar à nutricionista, “para que seu plano alimentar seja montado em cima disso, considerando vitaminas, minerais, carboidratos, açúcares e etc., e também para saber se há variações hormonais”, destaca o médico.

Jamais faça trocas de alimentos sem orientação

Pela experiência, o médico revela que “a troca sempre é feita erroneamente, ou seja, por algo que vá comprometer negativamente os resultados. Quer mudar algo? Fale com um profissional”.

cardápio de nutricionista para emagrecer

Faça a dieta bem feita o máximo de dias que conseguir

Para o corpo, dieta é uma agressão, e ele contra-ataca segurando a gordura como uma defesa metabólica mesmo, para te manter viva. Então, nesse primeiro momento não cabe nem dia do lixo. “Se você perdeu 5 kg e faz um dia do lixo, dá empate, não engorda. Mas, se faltam apenas 2 kg e você se joga, é capaz de ganhar 0,5 kg, porque ele entende aquilo como uma salvação. O bom é que não é uma regra, teste e veja como o corpo responde. Se o peso continua caindo, você é uma pessoa que pode; se ele estagna, aí não pode. Liberado liberado mesmo só a partir do momento em que chega no peso que queria”, explica o endocrinologista.

Dormir é fundamental

Segundo o profissional, quem não dorme bem não emagrece ou emagrece e para. Isso desregula o organismo de um jeito que até suas escolhas passam a ser mais perigosas, “por conta do desequilíbrio hormonal entre a leptina (tiraria a fome) e grelina (daria fome), despertando assim um desejo maior por açúcar, carboidratos etc. Desse modo, enquanto estiver emagrecendo, fique atenta à qualidade do seu sono”.

Não se pese com frequência

O endocrinologista enfatiza que ninguém emagrece todo dia, por isso “o ideal é se pesar só quando for à nutricionista ou ao médico, porque aí há um tempo bom para comparação de em média 30 dias. Subir na balança sempre que vê uma só induz sua ansiedade. Esqueça isso e perceba a diferença pelas medidas da roupa: quanto mais larga mais resultado”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *